sábado, 9 de novembro de 2013

Voip ou Voz sobre Protocolo de Internet



O que é VoIP e como funciona?


VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é um método que consiste em transformar sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos através da Internet ou de qualquer outra rede de computadores baseada em IP (Protocolo de Internet). Uma das vantagens que isso pode trazer é que uma conexão de Internet pode se tornar uma maneira de fazer ligações telefônicas gratuitamente, embora geralmente apenas para outro sistema VoIP. Diversos softwares que tem essa finalidade estão disponíveis de graça, o mais famoso deles é o Skype.
Esquema de funcionamento do VoIP
Surgido ainda no início da década de 1990, mas se tornando notório apenas após a popularização da Internet banda larga, o VoIP pode funcionar de duas formas. A primeira é quando uma ligação é feita de um computador para outro computador. Nesse caso, tudo que é falado no headset ou no microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet. A segunda forma é quando a ligação é feita para um telefone ou celular convencional. Neste caso a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet até chegar às centrais telefônicas, onde é transformada em sinais analógicos, que é o sinal recebido pelos telefones convencionais.

Quem utiliza um aparelho telefônico comum pode usufruir do sistema VoIP, caso tenha contratado o serviço junto a uma operadora. Para isso basta que ele utilize um dispositivo chamado ATA (adaptador telefônico analógico), que é uma espécie de conversor analógico-digital. Ele pega o sinal analógico do telefone e converte em dados digitais para transmissão pela Internet.
 Exemplo de ATA(Adaptador Telefônico)
Numa ligação VoIP, ao tirar o telefone do gancho, um sinal é enviado ao ATA, que o recebe e envia um sinal de discagem, sabendo assim que há uma conexão ativa com a Internet. Quando o número do telefone desejado é discado, os tons são convertidos pelo ATA em dados digitais que são armazenados temporariamente. Os dados do número telefônico são enviados na forma de uma solicitação para o processador de chamadas da operadora VoIP, que verifica os dados para certificar-se de que estão em um formato válido, e determina para onde mapear o número telefônico, que ao ser mapeado é traduzido como um endereço IP. Os dois aparelhos, nos dois lados da chamada, são então conectados. Um sinal é enviado para o ATA do número que receberá a chamada, fazendo o aparelho tocar, e quando ele for atendido, uma sessão é estabelecida entre os dois lados. Durante a conversa, os sistemas transmitem pacotes, convertidos pelos ATAs no sinal analógico de áudio que você ouve. Ao desligar, o circuito entre o ATA e o telefone é fechado, encerrando a sessão.

Além dos aparelhos analógicos convencionais, existem também os telefones IP, parecidos em tudo com um telefone comum, fora pelo fato de utilizarem conectores RJ-45 (os mesmos das placas de rede de computadores) ao invés dos conectores telefônicos padrão RJ-11. Os telefones IP conectam-se diretamente ao roteador e contêm todo o hardware e software integrado para fazer uma ligação IP, eliminando a necessidade da utilização de um ATA para essa finalidade.









4 comentários:

  1. Acho que a grande vantagem do VoIP é a possibilidade de uma ligação internacional a um custo baixíssimo se comparado a cobrado pelas operadoras telefônicas, além de beneficiar empresas os usuários domésticos também pode tirar vantagem dessa tecnologia. Claro que se a chamada for destinada a outro computador a vídeo-chamada pode se tornar mais atraente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Diego, as únicas barreiras ainda encontradas são as de um provedor que forneça a real conexão contratada e a falta de conhecimento sobre o assunto, e dentre as duas, eu colocaria como ponto principal o a primeira, pois além de não termos a conexão contratada, quando acontece algumas manutenções elas podem ficar fora do ar por dias, e isso em uma empresa pode causar um custo negativo muito grande. Ganha-se de um lado, e perde-se do outro.

      Excluir
  2. Há mais de um ano utilizamos o VOIP para realizar ligações entre as filiais da empresa onde trabalho. São 21 filiais, espalhadas entre Sergipe, Alagoas e Pernambuco que comunicam-se constantemente a custo zero. Temos uma única central telefônica, que trabalha com o protocolo SIP (Session Initiation Protocol - um dos mais utilizados para VOIP) e diversos telefones IP que se conectam a esta central por meio da rede local ou internet. Essa central está instalada na matriz, em Aracaju, e faz a ponte entre as nossas linhas "físicas" (no nosso caso linhas da Embratel) e todos os ramais VOIP, permitindo assim originar e transferir chamadas entre os ramais IP e do IP para a rede telefônica comum ou vice-versa. O custo para a implantação dessa tecnologia praticamente já se pagou antes do primeiro ano, devido à grande redução nas contas telefônicas da matriz e da remoção de todas as linhas “físicas” das filiais. A estabilidade e a qualidade das ligações, apesar de a nossa conexão com a Internet não ser das melhores do mundo, triste realidade do Brasil, têm se mostrado em níveis bastante aceitáveis, bem similares à comunicação via rede telefônica comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, por isso o Voip é justamento uma ótima solução para empresas que utilizam muito a telefonia comum. Como você mesmo disse "têm se mostrado em níveis bastante aceitáveis, bem similares à comunicação via rede telefônica comum." Não é 100% ainda, pois como o custo dela é reduzido, não é vantajoso para as empresas que fornecem a telefonia fixa, é tanto que não a divulgação, fora da área dos profissionais de tecnologia.

      Excluir