quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Big Data: Projetos que podem mudar o mundo


OLÁ JOVENS! Já ouviram falar do termo "Big Data"?
Para a a área de Tecnologia da Informação e Comunicação o Big Data se refere ao grande armazenamento de dados e maior velocidade. O BD se baseia em 5V's: VELOCIDADE, VOLUME, VARIEDADE, VERACIDADE E VALOR. Saiba mais sobre o Big Data
Basicamente é o conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões.
Recentemente o cientista de dados Jake Porway subiu a palco do IBM IOD 2013 (Information OnDemand) para mostrar como o Big Data pode ajudar a população a viver melhor e na palestra mostrou alguns projetos de sucesso que estão em vigor no mundo e são um sucesso. 

Combate à gripe 
O CDC (Centro de Controle de Doenças) dos Estados Unidos reúne dados de diversas fontes como médicos, hospitais, laboratórios, comentários nas redes sociais e mais quatro fontes diferentes. Em uma semana cerca de 700 mil relatórios sobre sintomas de refriados e mais de 5 mil exames para análises são enviados à organização. Com isso, o CDC consegue descobrir onde a gripe está começando, qual a faixa etária está sendo mais ainginda e outras características que ajudam na elaboração da vacina. Eles fazem testes de resistência do vírus e modificam geneticamente a sequência para combater as mutações.

Entrega de água limpa 
Um projeto de crowdsourcing ajuda a capturar, compartilhar e analisar informações sobre o sistema de distribuição de água na África do Sul. O projeto, chamado de 'WaterWatchers', funciona com um aplicativo para Android e mensagens de SMS. Os cidadãos sul-africanos relatam vazamentos, canos com defeito e as condições gerais dos canais de água. Cada informação ajuda a organização a criar soluções para as cidades. Em 2010, apenas 43% das pessoas tinham acesso à água tratada em casa.

Bem-estar das crianças
A ONG formada em 1992 em Washington (Estados Unidos) tem como objetivo interromper o ciclo da pobreza na região fazendo intervenções precoces nas vidas das crianças. A partir deste ano, a ação do grupo se tornou mais efetiva. Eles passaram a usar Big Data para criar mapas com ferramentas interativas que trazem informações relevantes (saúde, segurança e educação) sobre o bem-estar das crianças em toda cidade.  

Cidades mais verdes 
Nova York realizou um projeto para conseguir achar soluções para as áreas verdes da cidade. Usando dados de diversas fontes, como um censu com informações de mais de 600 mil árvores da cidade fornecidas pelos parques da região, o grupo conseguiu prever diversas tendências. A prefeitura descobriu onde a floresta urbana será mais vulnerável daqui alguns anos, onde haverá mais desmatamento e até quais espécies de árvores a cidade terá no futuro.

Fontes: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário