segunda-feira, 18 de novembro de 2013

eHealth: Prontuário Eletrônico

    Olá pessoal. Já ouviram falar em eHealth? O eHealth foi o termo que representa basicamente a relação da saúde com a computação. Nosso grupo procura trabalhar nos projetos da disciplina com o Hospital Universitário, então achei um assunto pertinente e muito interessante. Hoje vou mostrar um pouco sobre o Prontuário Eletrônico.

    O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um prontuário médico digital padronizado e disponivel tanto para médicos quanto para pacientes."Todo atendimento em saúde inclui o envolvimento e a participação de uma variedade de profissionais: dentistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, e outros. Além disso, este atendimento ao paciente pode ocorrer em diferentes locais. Para realização destas atividades, são necessárias múltiplas informações de diferentes fontes, que vão garantir a continuidade do processo de cuidado". Então, porque não colocar tudo isso de forma padronizada e totalmente acessível? 

O PEP é exatamente isso. Criar um banco de dados com as informações do paciente sobre consultas, vacinas, operações e alergias, por exemplo, para facilitar o acesso à informação e aos futuros atendimentos médicos. 

Vantagens para o profissional de saúde

  • Rapidez - o usuário é capaz de entrar e recuperar o dado rapidamente, agilizando diagnósticos e a tomada de decisão.
  • Facilidade - o histórico ou situação clínica do paciente tem acesso multiusuário.
  • Comunicação - ampliação da possibilidade de comunicação entre a equipe multiprofissional.
  • Melhora o fluxo de trabalho - aumenta a eficiência e efetividade.
  • Melhora a documentação - mais clareza e legibilidade.
  • Economia de papel..


Riscos para o paciente

  • Perda de privacidade;
  • Risco de planos de saúde com acesso ao prontuário rejeitarem pacientes.

Para finalizar deixo esse vídeo que exemplifica muito bem o papel que um prontuário eletrônico pode trazer tanto para as organizações de saúde como para os pacientes.


Um comentário:

  1. Quando vemos uma solução desse tipo pensamos, como passamos tanto tempo sem isso, só que não algo tão simples de se implantar já que tem que ter a participação de diversas áreas. Mas com certeza é muito interessante para a vida do paciente, evitando falhas humanas que podem ser geradas nos portuários convencionais.

    ResponderExcluir