Olá pessoal. Já ouviram falar em eHealth? O eHealth foi o termo que representa basicamente a relação da saúde com a computação. Nosso grupo procura trabalhar nos projetos da disciplina com o Hospital Universitário, então achei um assunto pertinente e muito interessante. Hoje vou mostrar um pouco sobre o Prontuário Eletrônico.
O Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) é um prontuário médico digital padronizado e disponivel tanto para médicos quanto para pacientes."Todo atendimento em saúde inclui o envolvimento e a participação de uma variedade de profissionais: dentistas, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, e outros. Além disso, este atendimento ao paciente pode ocorrer em diferentes locais. Para realização destas atividades, são necessárias múltiplas informações de diferentes fontes, que vão garantir a continuidade do processo de cuidado". Então, porque não colocar tudo isso de forma padronizada e totalmente acessível?
O PEP é exatamente isso. Criar um banco de dados com as informações do paciente sobre consultas, vacinas, operações e alergias, por exemplo, para facilitar o acesso à informação e aos futuros atendimentos médicos.
Vantagens para o profissional de saúde
- Rapidez - o usuário é capaz de entrar e recuperar o dado rapidamente, agilizando diagnósticos e a tomada de decisão.
- Facilidade - o histórico ou situação clínica do paciente tem acesso multiusuário.
- Comunicação - ampliação da possibilidade de comunicação entre a equipe multiprofissional.
- Melhora o fluxo de trabalho - aumenta a eficiência e efetividade.
- Melhora a documentação - mais clareza e legibilidade.
- Economia de papel..
Riscos para o paciente
- Perda de privacidade;
- Risco de planos de saúde com acesso ao prontuário rejeitarem pacientes.
Para finalizar deixo esse vídeo que exemplifica muito bem o papel que um prontuário eletrônico pode trazer tanto para as organizações de saúde como para os pacientes.
Quando vemos uma solução desse tipo pensamos, como passamos tanto tempo sem isso, só que não algo tão simples de se implantar já que tem que ter a participação de diversas áreas. Mas com certeza é muito interessante para a vida do paciente, evitando falhas humanas que podem ser geradas nos portuários convencionais.
ResponderExcluir