domingo, 3 de novembro de 2013

Software Livre

O que é software livre? 

Algumas pessoas ainda dirão que é aquele programa gratuito que não precisa comprar licença alguma, mas não é apenas isso. 
"Por “software livre” devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software."
Um programa para ser considerado software livre deve permitir aos usuários as quatro liberdades essenciais:

  • Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
  • Liberdade 1: A liberdade de estudar o software;
  • Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
  • Liberdade 3: A liberdade de modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.

Desse modo os usuários controlam o programa, tendo liberdade a adapta-lo às suas necessidades sem precisar para isso qualquer tipo de autorização. Mas para isso, o acesso ao código-fonte é uma condição necessária.

É importante citar que software livre é uma questão de liberdade e não de preço, "Pense em “liberdade de expressão”, não em “cerveja grátis”."



Recentemente, um grupo de universitários do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Sergipe, criaram um site que auxilia a comunidade em relação ao assunto: http://movimentosoftlivre.hol.es/public_html/index.php 



Nenhum comentário:

Postar um comentário