Atualmente o armazenamento de dados tem sido o foco de várias pesquisas... os HD's ainda se expandem e se desenvolvem ao longo dos anos. O disco rígido comum é uma mídia confiável para reter dados por algumas décadas (desde que seja conservado em condições quase insuportáveis, que vão da estabilidade do lugar onde está guardado, não pode levar pancadas, à temperatura, já que oscilações bruscas podem causar danos). Cartões de memória podem ser corrompidos com o tempo e também não são a opção mais durável.
Uma equipe de pesquisadores alemães e holandeses conseguiram desenvolver um tipo de mídia que é capaz de manter dados intactos por 1 bilhão de anos. Para chegar nesse tipo de confiabilidade, os cientistas desenvolveram um tipo de disco ótico feito de tungstênio, capaz de resistir milênios.
O material é estável e tende a se manter intacto mesmo quando submetido a variações de temperatura e pressão (para derretê-lo, são necessários 3422 graus Celsius). Essa alta tolerância à temperatura, aliada à baixa taxa de expansão térmica explica porque o material é tão popular entre as lâmpadas incandescentes, por exemplo.
Talvez essa tecnologia demore a se incorporar no nosso dia-a-dia, mas é um grande avanço para o futuro, pois armazenar informações será a grande chave para conservar a história e os dados de uma civilização.
Quer saber mais?
Nenhum comentário:
Postar um comentário