A ideia parece meio estranha, mas cientistas ao redor do mundo acreditam que no futuro a luz terá um papel muito importante em nossas vidas quando relacionado às redes de alta velocidade. Os experimentos com a chamada "Li-fi", que é um tipo de transmissão de dados através da luz, veem mostrando resultados interessantes nos últimos 10 anos. Um grupo de cientistas britânicos dizem ter conseguido trafegar dados à uma velocidade de 10 Gigabits, que é cerca de 10x mais rápida que nossa amada Fibra Ótica. A transmissão de dados é feita ligando e desligando a luz, como o conhecido código binário "0" e "1". A luz é registrada por um fotodetector, que será responsável por transformar a luz em informações.
Ela funciona assim:
É meio óbvio, mas a inovadora Li-Fi não funciona com as lâmpadas normais que temos em casa, pois elas queimariam nos primeiros segundos. Os cientistas utilizaram uma lâmpada baseada em LEDs e, de acordo com Harald Haas, um dos autores da tecnologia e professor da Universidade de Edimburgo, assim que as bilhões de lâmpadas das casas e empresas ao redor do mundo adotarem as lâmpadas LED, o Li-Fi estará disponível em praticamente qualquer lugar.
Essa tecnologia ainda tem vários problemas, como o preço das lâmpadas, o fato da luz não ultrapassar obstáculos como as paredes de casa, etc. Mas tudo indica que será uma ótima alternativa à nossas redes Wi-Fi. O Li-Fi já é um pouco utilizada no mar, a Toshiba desenvolveu binóculos marítimos que podem detectar o sinal do Li-Fi emitido por faróis num raio de até 2 km, maior do que o alcance do Wi-Fi tradicional, permitindo ao usuário descobrir as condições de navegação nas imediações.
Quer saber mais? Acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário